sábado, 15 de maio de 2010

Por que ser um Policial?

Muitas vezes perguntaram a mim proprio:
Por que um homem quer ser policial?, Ninguem está interessado em dar conselhos a uma familia com problemas as tres da madrugada de um domingo, ou entrar as escuras num edificio que foi assaltado ou em presenciar dia após dia a pobreza,
os desquilibrios mentais, as tragédias humanas.
O que faz um policial suportar o desrespeito, as restriçoes legais, as longas horas de serviço com baixos salarios , o risco de ser assassinado ou ferido ?

A unica resposta que posso dar baseada na minha curta experiencia como policial, é que todas as noites eu voltava para casa com um sentimento de satisfaçao , de ter contribuido com algo para a sociedade.

Trecho extraido do Livro " Matar ou morrer" (Conte Lopes).

8 comentários:

  1. Lembro me de há 06 anos atrás, naquela entrevista com um psicologo em uma das fases do processo seletivo para ingresso como soldado da Policia Militar do Estado de São Paulo, onde uma psicologa de forma mal humorada me perguntou: Porque você quer ser um Policial Militar? A resposta em si nao era tão dificil; porque muitos ali procuravam uma forma de trabalho que lhe dessem estabilidade profissional, e um bom plano de carreira apesar dos baixos salarios e o grande perigo à vida, porém ser policial era mais que isso, era um sonho de infância, meus olhos brilhavam toda vez que via uma viatura, apesar de nao entender muito o trabalho que eles realizavam devido a pouca idade, mas tinha dentro de mim que quando crescesse me tornaria um policial. Hoje com apenas 06 anos de Policia, apesar da pouca experiencia tenho em mente quão árdua é está profissao,e que nao é apenas o fato de tornar-se o instrumento de proteção da sociedade, é dar a vida pelo próximo sem se dar conta de que está indo para a morte, é chorar ao resgatar uma criança em perigo, é se controlar para não cometer crime quando prende um estuprador. Ser policial é vocação é realmente você poder dormir com o sentimento do dever cumprido e a satisfação de gratidao no olhar dos beneficiados do nosso trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo. Henrique Cajuza tenho 17 anos e já me escrevi para policial Militar, eu sonho sempre foi isso, quero realizar meu sonho se Deus quiser, estou estudando porque eu sei como é difícil passa esse concurso más se vc não estuda vai se comprovado passa, estou um pouco nervoso fás parte, más quando tudo isso estiver acabado vou pedir a Deus porte me abençoado em todas as partes.

      Excluir
  2. Por quê ser policial?


    Como o Gilmar citou, meus olhos brilham quando vejo uma viatura. Adrenalina e amor ao próximo, o orgulho de poder ajudar alguém, de salvar vidas, inesplicável.
    O único ponto ruim é o de servir ao estado onde há muitos corruptos, você trabalha para prender ladrão, mais os principais ladrões estão de terno e gravata.

    ResponderExcluir
  3. Sabe parceiro...
    Você tem visto um pouco da minha luta...
    Por causa de um acidente de viatura, sem vítimas, estou respondendo processo...
    Isso me desanimou demais... Acredito em pessoas como eu, que querem trabalhar, querem fazer o seu melhor, querem ajudar a população mas sinto que nosso governo e nossos superiores não querem isso, tanto que não tenho mais aquela vontade que você conhecia, não tenho mais aquele compromisso...
    Como eu, imagino quantos policias não se sentem da mesma forma...
    É uma pena por que eu sei o meu valor e quem me conhece bem também sabe e nessa, quem perde é a população.

    ResponderExcluir
  4. Estou entrando agora na PM,e contudo muitas vezes desanimei com algumas histórias, pois nas visitas aos amigos policiais presenciei a verdade de cada um. Muitos estão lá, privado de sua liberdade pelo desinteresse do governo e da própria polícia (adiministração)

    ResponderExcluir
  5. Vou para o teste psicológico daqui a pouco, procurei um site que me ajudasse a responder a grande questão, Porque você quer ser policial? E agora acho que me identifiquei com a profissão. DEUS AJUDE QUE EU PASSE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu? Estou aqui procurando a mesma resposta.. !

      Excluir